top of page
Buscar
  • Foto do escritorfabianomorige

Tudo sobre Beach Tennis

Atualizado: 2 de ago. de 2020



O Beach Tennis desenvolve e melhora a resistência aeróbia, anaeróbia, força e resistência muscular de membros inferiores e superiores, ou seja, as capacidades condicionais do ser humano. Além disso, parece-nos evidente que a aplicação das diversas habildades motoras e técnicas que compõem essa atividade nos levam também ao desenvolvimento das capacidades coordenativas, já que a velocidade de deslocamento da bola e o fato de ser um dos objetivos do jogo que esta não toque ao solo exigem do jogador movimentos combinados de todo o corpo para a resposta adequada à jogada do adversário.

Por apresentar essas qualidades, entende- se que o Beach Tennis é integrante do campo de estudo da Educação Física. Por esse motivo, acredita-se ser necessário que o ensino e o treinamento desta atividade seja realizado por profissionais com formação acadêmica no âmbito desta área de conhecimento por possuirem, estes, as competências e as habilidades necessárias no que se refere à pedagogia do movimento humano.

Assim, diante dos fatos apresentados, resolveu-se fazer uma pesquisa para desvelar quem são os atletas que disputam o Beach Tennis, na modalidade desporto de rendimento na cidade do Rio de Janeiro. Através desse levantamento pretende-se dar subsídios aos profissionais e outros envolvidos nesta atividade para a promoção de ações públicas que tenham o fim de ampliar o número de praticantes do esporte, o que representaria para os profissionais de Educação Física outro campo de trabalho.




O Início


Apesar de não ser nosso objetivo fazer uma pesquisa sobre a história do Beach Tennis,

pensamos que seja necessário remeter-se ao passado para entender a origem e crescimento do mesmo até chegar ao esporte de rendimento dos dias atuais. Já que, por se tratar de uma prática recente, encontramos escassa informação em sites, artigos de pesquisas ou mesmo livros específicos a seu respeito. Encontramos em nossa busca apenas um livro, chamado “II Manuale del Beach Tennis” de Marco Quarantini (2010), assim, este será o principal texto de referência de nossa pesquisa.

Para Quarantini (2010), o Beach Tennis, uma atividade similar ao tênis, é oriundo de um jogo denominado Tamburello, que surgiu na Itália, e, era praticado nas tardes de verão desde o século XIII. Com o passar dos anos este jogo se transformou e difundiu-se por todo o mundo.

O mesmo autor (op. cit.) nos informa que o Beach Tennis como é conhecido nos dias atuais

surgiu na Itália, mais precisamente na província de Ravenna, teve sua origem nas quadras de Vôlei de Praia, em meados dos anos sessenta do século XX. Difundiu-se progressivamente para Ferrara, província contígua, e, em seguida, à costa do Lácio, Sardenha, Sicília, Puglia, Toscana e Veneto, regiões que fazem parte do estado italiano.

Atualmente, segundo a Federação de Beach Tennis do Estado da Bahia (FBTEB, 2011), existem, aproximadamente, 500 mil jogadores espalhados pelo mundo. Os países onde encontramos Beach Tennis são: Itália, Brasil, França, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Japão, Portugal, República Tcheca, Bermudas, Holanda, Aruba, Austrália, Curaçao e Chile. O maior evento de Beach Tennis da atualidade é o “ITF Beach Tennis World Championships” realizado em Roma, com jogadores de várias nacionalidades, que ocorre todo ano no mês de maio.


2.2 O Beach Tennis e a Atualidade

Inicialmente, segundo Quarantini (2010), a rede do Beach Tennis tinha a mesma altura da do voleibol masculino, 2,43 m. Isso fazia com que o jogo fosse lento e os jogadores tinham que ter muita paciência para pontuar. Parece que este fato era um obstáculo para o aumento do número de praticantes. Os torneios eram raros e não muito populares.

Em meados dos anos noventa ocorreram mudanças nas regras do Beach Tennis com a intenção de aumentar o número de praticantes. Uma das mais importantes foi diminuir a altura da rede para 1,70 m, isto foi denominado por Quarantini (2010) como a medida de ouro, já que, deu mais dinamismo ao jogo. Outra modificação foi a redução das dimensões da quadra para 16x8 m. para compartilhar as instalações do Vôlei de Praia.



O Beach Tennis no Brasil



O Brasil país de ampla costa litorânea, clima tropical, e tradição de prática de atividades esportivas nas suas belas praias, é um ambiente excelente para a prática do Beach Tennis. Deste modo, a prática deste esporte, já pode ser encontrada nas cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador e Campina Grande, entre outras (FBTEB, 2011).

Evidencia este argumento, o fato de que a prática do Beach Tennis, iniciada, em nosso país, como atividade do esporte de participação, atualmente é praticada, também, como esporte de rendimento (BRASIL, 1998).

A prática do Beach Tennis como esporte de rendimento gera outra evidência da excelência das praias brasileiras para essa atividade. Os torneios dessa modalidade em nosso país e no exterior são cada vez mais numerosos, e aumenta o valor monetário das premiações. É possível observar-se a presença das marcas mais conhecidas do mercado como patrocinadores e também maior interesse da mídia.

Segundo informações encontradas no site de Joana Cortez (2011), que é uma das pioneiras do Beach Tennis em nosso país, este esporte apareceu no Brasil em 2008, por iniciativa de Leopoldo Correa, Adão Chagas e Pedro Dias, que foram os primeiros a ensiná-lo na praia de Ipanema.

Essa datação nos mostra que é uma atividade recentíssima em nosso país, o que não impede que os atletas brasileiros já consigam resultados expressivos em torneios internacionais, com dois bronzes no “Mundial de Ravenna”, em 2008 e 2009 e ouro na “Copa das Nações de Aruba”, em 2009 e 2011. Pensamos que este

fato seja outra evidência de que essa atividade seja merecedora de uma pesquisa acadêmica.


2.4 Modo de Jogar, Dimensões da Quadra e Forma de Pontuação do Jogo.


Como escrevemos anteriormente, não existem muitos textos que sirvam de apoio para pesquisas a respeito do Beach Tennis, assim, com o intuito de ampliar esta posibilidade, citaremos algumas regras e modos de jogar esta atividade.

A International Tennis Federation (ITF) (2010) dispõe que o Beach Tennis pode ser praticado individualmente, conhecido como simples ou em duplas. Para a primeira forma de disputa a quadra mede 16 metros de comprimento por 4,5 metros de largura. Já, para as duplas, a medida é de 16 m. de comprimento e 8 m. de largura

Uma partida de Beach Tennis pode ser jogada em dois ou três sets vencedores, dependendo do torneio. Cada set dura no mínimo 06 (seis) games, caso ocorra um empate em 6 a 6, o jogo ganha forma de tie-break, isso significa que cada rally vale um ponto. Para vencê-lo é necessário atingir sete pontos. Em caso de empate em 6 a 6 no tie-break vence quem conseguir vantagem de dois pontos.


Divisão de categorias e modos de jogo

As categorias do Beach Tennis são as seguintes:



Profissional Feminino e Masculino (Pro), (Simples e Dupla)

“A” Feminino e Masculino (Simples e Dupla) “B” Feminino e Masculino (Dupla)

Iniciante Feminino e Masculino (Dupla) Infantil até 14 anos (Dupla)

Infanto-juvenil de 15 a 18 anos (Dupla) Master +45 anos Feminino e Masculino

(Dupla)

Master +55 anos Feminino e Masculino

(Dupla)

Mista Profissional (Dupla) Mista “A” (Dupla)

Mista “B” (Dupla)

Mista Iniciante (Dupla)


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page